27 março 2009

Uma Vida com Propósitos - 3º Dia: O que dirige sua Vida?

3º Dia: O que dirige sua Vida?

Percebi que o que fazem os homens correrem atrás do sucesso é a inveja Eclesiastes 4.4

O homem sem propósitos é como um barco sem leme – um vira-lata, um nada, um ninguém. Thomas Carlyle

Todo e qualquer indivíduo tem sua vida dirigida por algo.

Dirigir = Guiar, controlar, direcionar.

Qual força que dirige sua vida?

Neste exato momento, você pode estar sendo dirigido por um problema, por pressão ou por prazo limitado. Você pode estar sendo dirigido por uma lembrança dolorosa, um temor pungente ou uma crença inconsciente.

Muitos são dirigidos pela culpa. Pessoas dirigidas pela culpa são manipuladas por suas lembranças. Elas permitem que seu passado controlem seu futuro. Somos produto de nosso passado, mas não temos de ser prisioneiros dele. O propósito de Deus não é restringido pelo seu passado. Ele tornou um assassino chamado Moisés em um líder, e um covarde chamado Gideão em um corajoso herói. Ele também pode fazer coisas maravilhosas com o resto de sua vida. Deus é especialista em dar as pessoas um novo começo. A Bíblia diz: Como é feliz o homem que tem suas desobediências perdoadas e seus pecados cobertos!

Muitos são dirigidos pelo rancor e pela raiva. Eles se apegam a mágoas sem jamais supera-las. Em vez de aliviarem sua dor através do perdão, revivem-na de contínuo em sua mente. Algumas pessoas dirigidas pelo rancor “se fecham” e interiorizam sua raiva, enquanto outras “Explodem” sobre os outros. Ambas as reações são perniciosas e não trazem nenhum benefício. O rancor sempre machuca mais a você que a pessoa que trouxa tal indignação. Enquanto aquele que o ofendeu provavelmente esqueceu o insulto e seguiu com sua vida, você continua angustiado com sua dor, perpetuando o passado.

Ouça: os que o magoaram no passado não podem continuar a magoá-lo, a menos que você se agarre à dor através do rancor. O que passou passou! Nada poderá mudar o passado. Você apenas machuca a si mesmo com sua amargura. Para seu próprio bem, aprenda com o passado e então afaste-se dele. A Bíblia diz: Ficar desgostoso e amargurado é loucura, é falta de juízo, que leva à morte.

Muitos são dirigidos pelo medo. O medo é a auto-imposição de um cárcere, que o impedirá de se tornar o que Deus quer que você seja. Você tem que agir contra isso, com as armas da fé e do amor. A Bíblia diz: No amor não há medo; ao contrário, o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.

Muitos são dirigidos pelos materialismo.Riquezas podem ser perdidas em um piscar de olhos, em virtude de uma enorme quantidade de fatores incontroláveis. A verdadeira proteção só pode ser achada naquilo que nunca poderão tomar de você – seu relacionamento com Deus.

Muitos são dirigidos pela necessidade de aprovação. Eles permitem que as expectativas dos pais, esposas, filhos, professores ou amigos controlem sua vida. Muitos adultos ainda tentam ganhar a aprovação dos pais que nunca estão satisfeitos. Outros são dirigidos pela pressão social, sempre preocupados com o que os outros poderiam pensar. Infelizmente, os que seguem a multidão acabam normalmente perdidos nela.

Não conheço todas as chaves para o sucesso, mas uma chave para o fracasso é tentar agradar a todos. Ser controlado pelas opiniões dos outros é uma forma segura de deixar de lado os propósitos de Deus para sua vida. Jesus disse: Ninguém pode servir a dois senhores.

As Vantagens de uma Vida dirigida com Propósitos:

  1. Conhecer o propósito de sua vida faz com que ela tenha sentido. A maior de todas as desgraças não é a morte, mas uma vida sem propósitos.
  2. Conhecer seu propósito simplifica a vida. Você simplesmente pergunta: “Esse ato me ajuda a cumprir o propósito de Deus para minha vida?”
  3. Conhecer seu propósito direciona sua vida. Isso faz que seus esforços e energias se concentrem no que é importante. Sem um propósito definido você continuará a alterar seus rumos, empregos, relacionamentos, igreja e outras circunstâncias externas – na esperança de que cada mudança solucione a confusão ou preencha o vazio em seu coração.
  4. Conhecer seus propósitos estimula a sua vida.O propósito sempre produz entusiasmo. Nada traz mais vigor que um propósito claro.
  5. Conhecer seus propósitos o prepara para a eternidade. No devido tempo todos seus troféus serão jogados no lixo por alguém. Você não foi posto na terra para ser lembrado. Você foi posto aqui para se preparar para eternidade. Chegará o dia em que você estará diante de Deus, e ele fará uma auditoria em sua vida; um exame final, antes que você entre na eternidade.

Um tema para reflexão: Viver com propósito é o caminho para a paz.

Um versículo para memorizar: Tu, ó Senhor, dás paz e prosperidade às pessoas que tem uma fé firme, às pessoas que confiam em ti (Isaías 26.3)

Uma pergunta para meditar: A opinião da minha família e de meus amigos é a força que dirige minha vida? Que força quero que dirija minha vida?



Uma Vida com Propósitos - 2º Dia: Você não é um Acidente

2º Dia: Você não é um Acidente

Eu sou seu criador. Você estava sob meus cuidados mesmo antes de nascer. Isaías 44.2

Deus não joga dados. Albert Einstein

Você não é um acidente.

Seu nascimento não foi um erro ou um infortúnio, e sua vida não é um acaso da natureza. Seus pais podem não tê-lo planejado, mas Deus certamente o fez. Ele não ficou nem um pouco surpreso com seu nascimento. Aliás, ele o aguardava. Muito antes de ser concebido por seus pais, você foi concebido na mente de Deus. Ele pensou em você primeiro. Você não está respirando neste exato momento neste exato momento por acaso, sorte, destino ou coincidência. Você está vivo porque Deus quis cria-lo!

O propósito de Deus levou em conta o erro humano e até mesmo o pecado.

Na verdade, você foi o motivo de Deus ter criado o mundo!

Deus o fez para pode amá-lo.

Um tema para reflexão: Não sou um Acidente.

Um versículo para memorizar: Eu sou seu criador. Você estava sob os meus cuidados mesmo antes de nascer (Isaías 44.2)

Uma pergunta para meditar: Tendo a consciência de que Deus me criou de forma exclusiva, que áreas da minha personalidade, formação e aparência física tenho tido dificuldade de aceitar?



Uma Vida com Propósitos - 1º Dia: Tudo Começa com Deus


1º Dia: Tudo Começa com Deus

Pois tudo, absolutamente tudo, nos céus e na terra, visível ou invisível [...] todas as coisas começaram nele e nele encontram seu propósito. Colossenses 1.16;

A menos que se admita a existência de Deus, a questão que se refere ao propósito para a vida não tem sentido. Bertrand Russell, ateu

A questão não é você.

O propósito de sua vida é muito maior que sua realização pessoal, sua paz de espírito ou mesmo sua felicidade. É muito maior que sua família, sua carreira ou mesmo seus mais ambiciosos sonhos e aspirações. Se você quiser saber por que foi colocado neste planeta, deverá começar por Deus. Você nasceu de acordo com os propósitos dele e para cumprir os propósitos dele.

Viver é deixar Deus usa-lo para seus propósitos, e não você usar a Deus para o que deseja. A Bíblia diz: A obsessão consigo mesmo nesses assuntos leva a uma situação sem solução; a atenção para com Deus nos leva a uma vida livre e abundante.

Você foi feito por Deus e para Deus – e, enquanto não compreender isso, a vida jamais terá sentido. Deus não é apenas um ponto de partida de nossa vida: é a fonte dela. Para descobrir o propósito para sua vida, volte-se para a Palavra de Deus, e não para sabedoria do mundo. Você deve edificar sua vida sobre veredas eternas, e não sobre psicologia popular, histórias inspiradoras e estímulos para alcançar o sucesso.

Um tema para reflexão: A questão não sou eu.

Um versículo para memorizar: Todas as coisas foram criadas nele e nele encontram propósito (Colossenses 1.16)

Uma pergunta para meditar: Apesar de todos os argumentos ao meu redor, como posso lembrar-me de que a vida é na verdade viver para Deus, e não para mim mesmo?