31 março 2009

Uma Vida com Propósitos - 5º Dia: Enxergando a vida do ponto de vista de Deus


5º Dia: Enxergando a vida do ponto de vista de Deus

Que é a sua vida? Tiago 4.14

Nós não vemos as coisas como são, mas como nós somos. Anais Nin

O modo de você enxergar sua vida molda sua vida.

O modo de você definir a vida determina o seu destino. Sua perspectiva irá influenciar o modo de você investir seu tempo, gastar seu dinheiro, usar seus talentos e valorizar seus relacionamentos.

Qual a visão da vida?

A vida na terra é um teste. Deus continuamente testa as pessoas quanto ao caráter, fé, obediência, amor, honestidade, lealdade. Palavras como “provações”, “tentações”, “refinar” e “testar” ocorrem mais de duzentas vezes na Bíblia. Os testes tanto desenvolvem quanto manifestam o caráter de alguém, e toda a vida é um teste. Você está sempre sendo testado. Não conhecemos todos os testes que Deus vai aplicar, mas podemos prever alguns deles, baseados na Bíblia. Você será testado por grandes mudanças, promessas retardadas, problemas impossíveis, orações não respondidas, críticas imerecidas e até mesmo tragédias sem sentido. Uma vez que tenha compreendido que a vida é um teste, você percebe que nada é insignificante na vida. Mesmo o menor incidente é relevante para o desenvolvimento de seu caráter.

Cada dia é importante, e cada segundo é uma oportunidade de crescimento para aprofundar o caráter e demonstrar amor ou dependência de Deus.

Toda vez que você passa em um teste, Deus toma conhecimento e faz planos para recompensa-lo na eternidade. Tiago diz: Felizes são aqueles que perseveram quando são testados Depois de serem aprovados, eles receberão a coroa da vida que Deus prometeu aos que amam.

A vida na terra é uma incumbência de confiança. Somos mordomos de tudo quanto Deus nos dá. Ao fim de sua vida sobre a terra, você será avaliado e recompensado conforme seu desempenho ao lidar com o que Deus lhe confiou. Isso significa que tudo que você faz, mesmo uma tarefa diária, tem implicações eternas.

A maioria das pessoas não conseguem perceber que o dinheiro é tanto um teste quanto uma incumbência de confiança dada por Deus. Deus usa a área financeira para nos ensinar a confiar nele. E, para muitas pessoas, o dinheiro é o maior de todos os testes. Deus observa a forma em que usamos o dinheiro para testar quão confiáveis somos. A Bíblia diz: Se vocês forem indignos de confiança em relação às riquezas deste mundo, quem lhe confiará as riquezas celestiais?

O modo de eu administrar meu dinheiro (“riquezas deste mundo”) determina quanto Deus pode confiar em mim com as bênçãos espirituais (“verdadeiras riquezas”).

Jesus disse: A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido. A vida é um teste e uma incumbência de confiança, e quanto mais Deus lhe dá, mais responsável ele espera que você seja.

Um tema para reflexão: A vida é um teste e uma incumbência de confiança.

Um versículo para memorizar: Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes (Lucas 16.10)

Uma pergunta para meditar: O que me aconteceu recentemente que agora percebo ter sido um teste de Deus? Quais as questões mais importantes que Deus me confiou?