19 julho 2013

9 Lições de Deus sobre as enfermidades




Uma enfermidade serve…

1. Para nos fazer pensar - para nos lembrar que temos uma alma, bem como um corpo – uma alma imortal – uma alma que viverá para sempre em felicidade ou na miséria – e que, se esta alma não for salva, teria sido melhor que nunca tivéssemos nascido.

2. Para nos ensinar que existe um mundo além do túmulo – e que o mundo que agora vivemos é apenas um lugar de treinamento para outra morada, onde não haverá decadência, tristeza, lágrimas, miséria e pecado.

3. Para nos fazer olhar para nosso passado com honestidade, imparcialidade e consciência. Estou pronto para a minha grande transformação se eu não ficar melhor? Estou verdadeiramente arrependido dos meus pecados? Os meus pecados foram perdoados e lavados no sangue de Cristo? Estou preparado para encontrar Deus?

4. Para nos fazer ver o vazio do mundo e sua total incapacidade para satisfazer as maiores e mais profundas necessidades da alma.

5. Para nos levar a nossas Bíblias. O Livro sagrado, que nos dias de saúde muitas vezes é deixado na prateleira, se torna o lugar mais seguro para esconder dinheiro e nunca é aberto de Janeiro a Dezembro. Mas uma enfermidade muitas vezes o tira da prateleira e joga nova luz sobre suas páginas.

6. Para nos fazer orar. Muitos, eu temo, nunca oram, ou só murmuram umas poucas palavras de manhã e pela noite sem pensar no que estão fazendo. Mas a oração muitas vezes se torna uma realidade quando o vale da sombra da morte está à vista.

7. Para nos levar o arrependimento e deixar os nossos pecados. Se não ouvimos a voz de misericórdia, Deus às vezes nos faz “ouvir a vara”.

8. Para nos atrair a Cristo. Naturalmente não vemos o valor integral desse bendito Salvador. Nós secretamente imaginamos que nossas orações, boas ações e observância dos sacramentos salvarão nossas almas. Mas quando a carne começa a falhar, a absoluta necessidade de um Redentor, um Mediador e Advogado junto ao Pai, destaca-se diante dos olhos dos homens como fogo e os faz entender as palavras “Simplesmente a Tua cruz me agarro“, como nunca entenderam antes. Uma enfermidade tem feito isso por muitos – eles encontraram Cristo em um quarto de hospital.

9. Para nos fazer ter compaixão e solidariedade para com os outros. Por natureza, estamos muito abaixo do exemplo do nosso Mestre bendito, que não tinha apenas uma mão para ajudar, mas um coração para ter piedade de todos. Ninguém, eu suspeito, é tão incapaz de se compadecer como aqueles que nunca tiveram seus próprios problemas – e ninguém é tão capaz de ser sensível como aqueles que beberam mais profundamente do cálice da dor e do sofrimento.

Resumindo: Tenha cuidado com a irritação, murmuração, reclamação e dar lugar a um espírito impaciente. Enxergue sua enfermidade como uma bênção disfarçada – um bem, e não um mal – um amigo e não um inimigo. Sem dúvida, devemos preferir aprender lições espirituais pelo amor e não pela dor. Mas é certo que Deus sabe melhor do que nós como nos ensinar. A luz do último dia irá mostrar que havia um significado e uma “razão de ser” em todas as doenças do seu corpo. As lições que aprendemos em um leito de hospital, quando estamos afastados do mundo, são muitas vezes as que nunca aprenderíamos em outro lugar.

Texto por J.C. Ryle

Traduzido por Josie Lima